Painéis Solares, Vulcano - Programa Solar Térmico

Uma das curiosidades que tinha antes de começar a utilizar a casa, era o desempenho dos painéis solares, principalmente logo de manhã depois de uma noite em que a temperatura ambiente desce acentuadamente...
Na altura aderimos ao programa Solar Térmico e escolhemos o sistema da Vulcano, com um termo acumulador de 300L e o auxilio de uma resistência eléctrica para os dias de muito frio e pouco sol.
No verão o sistema é obviamente fantástico e económico já que não é necessário ligar a resistência eléctrica.
No inverno e como a temperatura à noite desce bastante, é necessário ligar a resistência eléctrica para não deixa a água ficar demasiadamente fria durante a noite, caso contrário o pouco sol durante o dia não será suficiente para repor a água a uma temperatura confortável.
Com a solução instalada e quando o tempo frio chega, configuro o programador da resistência eléctrica para ligar algum tempo durante a noite, usufruindo da tarifa tri-horária da EDP e subir a temperatura da água até por exemplo aos 48º, depois o sol (se existir) faz o resto.
Assim conseguimos ter água para os banhos matinais e o sol/luz solar faz o resto do trabalho!
Resumidamente o painel solar foi uma excelente opção, já que representa uma poupança significativa em relação aos sistemas de gás e cilindro que utilizei noutras paragens.

Comentários

Mensagens populares